As habilidades de jogo para indivíduos com autismo podem ser difíceis de ensinar. Antes de apenas pular, é importante observar o porquê da intervenção .
Por que as habilidades de jogo estão sendo direcionadas? Esta é uma habilidade necessária para a intervenção? A falta de habilidades lúdicas apropriadas é um verdadeiro déficit, está causando problemas na escola ou com os colegas, ou os brinquedos/itens de brincadeira estão sendo usados para comportamentos desafiadores (como mastigar a roupa da boneca, em vez de brincar com a boneca)? Se esta habilidade for selecionada para intervenção, existem muitos recursos e estratégias disponíveis para ajudar a fortalecer o comportamento de brincar, o que ajudará a fortalecer os comportamentos de socialização.
Os desafios de jogo para muitos de meus clientes podem incluir a incapacidade de brincar de forma significativa com qualquer item de brinquedo (o que afeta a capacidade de se manter adequadamente na tarefa durante o dia), comportamentos de boca (o que pode ser perigoso), acúmulo de brinquedos (o que pode levar à agressão se um colega tenta participar da brincadeira) e rigidez com jogos estruturados (o que pode afetar a capacidade de jogar jogos baseados em regras com outras crianças).
Especialmente para muitos de meus clientes mais velhos que querem interagir com colegas e procuram participar de cenários de brincadeiras entre pares, é essencial primeiro trabalhar as habilidades de brincar e interagir com os brinquedos para que ocorra uma verdadeira socialização.
As habilidades lúdicas afetam uma variedade de situações de aprendizagem, principalmente na escola. Uma criança que não consegue brincar adequadamente pode ter dificuldade em fazer conexões sociais com outras crianças. Isso porque, para as crianças, grande parte de sua comunicação e interação ocorre por meio do brincar . É aqui que os laços de amizade geralmente surgem e são fortalecidos com o tempo.
Em um ambiente doméstico, o mesmo é verdadeiro para a interação entre irmãos. Quando tenho clientes que têm relacionamentos ruins com irmãos, no cerne da questão geralmente há desafios em torno das habilidades lúdicas.
Veja, brincar pode ser muito importante!
Aqui está uma hierarquia básica de habilidades de jogo, com base no desenvolvimento típico (*tradução: esboço geral, não regras rígidas):
Brincadeira solitária – Carrie vai brincar ou se envolver com um brinquedo, desde que ninguém se sente ao lado dela ou tente interagir com ela. Se alguém tenta se sentar com Carrie, ela vira as costas para a pessoa ou foge. Se a pessoa tentar tocar em seu brinquedo, ela se levanta e vai embora.
Brincadeira paralela – Carrie brinca ou se envolve com um brinquedo enquanto está próxima de outras crianças ou adultos e, às vezes, ela observa como a outra criança está se envolvendo com seu próprio brinquedo. Principalmente, Carrie se concentra em seu próprio brinquedo e não interage com o colega ou adulto.
Brincadeira interativa – Carrie compartilhará um brinquedo com um colega ou adulto e se revezará adequadamente. Isso pode incluir passar um brinquedo para frente e para trás ou imitar a brincadeira um do outro. Carrie ainda pode tocar silenciosamente ou evitar contato visual com a outra pessoa.
Brincadeira cooperativa – Carrie vai brincar e se envolver com outra pessoa, enquanto brinca com brinquedos separados ou compartilha um brinquedo. Carrie olhará para a outra pessoa e fará contato visual. Isso pode incluir construir uma torre de blocos juntos ou trabalhar juntos para resolver um quebra-cabeça.
Brincadeira de faz de conta – Carrie se envolverá em brincadeiras imaginativas (sozinhas ou com outras pessoas) que envolvam elementos de faz de conta. Isso pode incluir abraçar uma boneca e fingir que a boneca está chorando, cozinhar uma refeição de faz-de-conta usando massinha ou brincar de se fantasiar (a brincadeira de vestir deve incluir uma compreensão do personagem. Como colocar um chapéu de bombeiro e fingir ser um bombeiro).
Jogo baseado em regras – Carrie jogará jogos altamente sociais e competitivos com outras pessoas, como esportes, jogos de tabuleiro, jogos de cartas e videogames. Carrie também pode jogar jogos que outras crianças inventam no local e pode facilmente aderir às regras do jogo que mudam constantemente.
Você provavelmente pode ver essas definições básicas e já ver onde seu filho ou cliente está no desenvolvimento de suas habilidades lúdicas. Dependendo do indivíduo específico, algumas crianças podem progredir através de níveis fora de ordem, ou permanecer em um determinado nível à medida que envelhecem. Isso é um problema? Mais uma vez, depende do que especificamente está acontecendo com a criança individual e quais problemas estão sendo causados socialmente devido a deficiências nas habilidades lúdicas. A lição mais importante é ajudar a apoiar seu filho ou cliente com base em sua capacidade específica de formar amizades de forma significativa e interagir com colegas.
Veja abaixo algumas diretrizes gerais (novamente, NÃO regras rígidas) para o ensino de habilidades lúdicas. A coisa sobre brincar é… é brincar 🙂 Se ensinar não é tão divertido, então a criança provavelmente não está se divertindo muito. Seja criativo, saia do roteiro e também não se esqueça da lama, água, lodo, cola, purpurina, etc. A brincadeira nem sempre deve ser agradável e organizada.
Normalmente, é mais fácil ensinar habilidades lúdicas com um adulto primeiro, antes de trazer os colegas. Os adultos são mais previsíveis e menos exigentes do que as crianças e, por esta razão, as crianças com deficiências sociais podem brincar ou interagir facilmente com os adultos, mas evitam, batem ou recusam-se a brincar com os pares.
É melhor começar a ensinar habilidades lúdicas com brinquedos simples de causa e efeito, como um Jack-in-The-Box ou um teclado. Evite brinquedos imaginativos, baseados no trabalho ou abstratos, como quebra-cabeças, estatuetas, bonecas ou massinha. Se você entregar a uma criança com habilidades de jogo limitadas um pedaço de massinha, ela pode não ter ideia do que fazer com ela.
Muitas pessoas não percebem isso, mas fortes habilidades de imitação podem ser um pré-requisito para brincar de faz de conta. Uma criança que cozinha uma refeição de faz de conta, ou conforta uma boneca “chorando”, é uma criança que observou alguém realizar essas ações e agora está agindo como fulano durante a brincadeira.
A fim de ensinar habilidades de jogo, você deve ser divertido para brincar . Isso pode parecer óbvio, mas se os papéis fossem invertidos VOCÊ gostaria de jogar com você?
É tão importante minimizar os comportamentos problemáticos durante o jogo. Comportamentos desafiadores impedem a aquisição de habilidades. Conduza um FBA para determinar a função do comportamento problemático e crie um plano de comportamento . Trabalhe nesses comportamentos antes de introduzir os colegas nas sessões de brincadeira.
Fale e faça sons durante o jogo. As crianças normalmente falam ou balbuciam enquanto brincam (mesmo que brinquem sozinhas), então certifique-se de modelar isso.
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Fonte: https://www.iloveaba.com/