Amamos nossos filhos e qualquer esforço na criação deles não é o bastante não é mesmo? Como pais, nos preocupamos em oferecer o melhor, sempre. E com isso estamos constantemente preocupados com o dia a dia e seu futuro, e o convívio familiar e a relação entre todos os envolvidos é muito importante neste aspecto.
Hoje vamos dar algumas dicas para que essa rotina seja o menos estressante possível para a integrantes com autismo na família e para você, pai/ mãe, que é parte importante em todo processo.
Buscar suporte sempre é uma boa ideia, conversar com outros pais de crianças com autismo, participar de grupos de apoio ou conversar com um terapeuta ou conselheiro pode ajudar a sentir-se menos sozinho(a) e a obter perspectivas.
Cuide de sua saúde física e mental fazendo exercícios regularmente, dormindo o suficiente e se alimentando com uma dieta saudável. Procurar maneiras de relaxar, como yoga ou meditação também são ótimas opções.
Conheça seu filho e conheça ao máximo possível sobre suas necessidades específicas e habilidades que podem ser exigidas, assim como sobre as terapias e intervenções disponíveis. Quanto mais você souber, mais confiante você se sentirá ao lidar com as necessidades de seu filho.
Seja realista e aprenda a aceitar que algumas coisas serão difíceis, e que isso é NORMAL. Não se coloque pressão para ser perfeito(a), e não se culpe pelas dificuldades que seu filho enfrenta.
Tenha um tempo para você mesmo, sua família e amigos. Faça coisas que você gosta e que o ajudam a relaxar, isso vai ajudá-lo a lidar melhor com o estresse.
Se você estiver se sentindo sobrecarregado ou tendo dificuldade para lidar com seus sentimentos, é importante buscar ajuda de um profissional, como um terapeuta ou psicólogo, que pode ajudá-lo a lidar com essas emoções e a encontrar maneiras de gerenciar seu estresse.
E não se preocupe, nós sempre estaremos aqui para lhe dar apoio necessário!