O que você faz antes de ir para a cama? Tenho certeza que você tem uma rotina e faz as mesmas coisas quase todas as noites. O tópico de hoje é sobre como desenvolver uma rotina de dormir para crianças.
Certos pais são militante na hora de dormir, o interessante é ter uma visão analista do comportamento da criança com uma rotina consistente. Contanto que você continue fazendo todos os dias. Alguns dias são fáceis. Alguns dias foram difíceis, mas criar certos hábitos, no final do dia, cria uma rotina positiva na hora de dormir.
E essas rotinas de dormir podem ser qualquer coisa. Pode ser um período de brincadeiras, ler um livro ou apenas alguns abraços. Pode ser um monte de coisas diferentes.
Portanto, para começar, você deve detalhar as etapas da rotina da hora de dormir. O que é possível para você? Não tente colocar as crianças na cama ao mesmo tempo. A mesma rotina todos os dias e no mesmo horário.
Ouvimos tantas histórias de pais que falam sobre a hora de dormir como sendo uma experiência de pesadelo. E temos certeza que é um pesadelo para a criança também. Precisamos tentar retomar o controle dessa rotina e torná-la positiva. Não estou falando sobre jogos, prêmios, recompensas e coisas assim. Você pode colocar algo divertido assim no final da rotina. Mas até mesmo passar um tempo juntos e torná-la uma experiência positiva para que eles se acalmem. Porque o objetivo dessa rotina é que, ao final dela, eles estejam prontos para dormir.
Isso significa calma e atenção. Eles não precisam sair da cama a cada dois minutos porque precisam de uma bebida, um abraço, um beijo ou precisam encontrar seu bichinho de pelúcia favorito. E se nos certificarmos de inspirá-los com todas essas coisas boas nessa rotina, não haverá necessidade disso.
Realmente se resume à previsibilidade também. Quando estiver desenvolvendo essa rotina, você pensará nela, talvez com um parceiro, e anotará tudo. Tenha todas as etapas possíveis para você. Eles não precisam estar em ordem quando você estiver planejando isso. Você apenas faz um brainstorm de algo no papel. “Ok, eu posso ler livros, posso cantar músicas, posso fazer cócegas.” E também: “Não posso fazer isso. Não é possível para mim neste momento. Então, depois de ter suas ideias de brainstorming, se seu filho tiver idade suficiente, você pode perguntar a ele: “Você quer fazer isso?”
Provavelmente no começo, apenas escolha duas ou três coisas e mantenha-o em cerca de 30 minutos ou menos. Você não precisa dessa rotina de dormir por uma ou duas horas. Normalmente, as atividades vão de atividades mais emocionantes para atividades calmantes. Todo o seu objetivo com isso é estar calmo e pronto para dormir no final. Portanto, se você está tendo uma confusão no final do dia, não deve colocá-lo imediatamente antes de dormir. Você provavelmente quer dar esses três passos antes de dormir.
Se você pensar no que faz antes de dormir, provavelmente descobrirá que tem uma rotina semelhante. Não caímos na cama no final do dia e adormecemos. Provavelmente temos que nos trocar ou tomar banho. Leia um livro ou converse com seu cônjuge. Seja qual for o tipo de rotina que você desenvolveu, você a criou para se acalmar e estar pronto para dormir. As telas não são a melhor coisa para todos nós antes de irmos para a cama, e todos nós caímos nessa armadilha. Mas manter as telas fora da rotina de dormir do seu filho seria o ideal.
Desenvolva algumas outras atividades preferidas que vocês possam fazer juntos. Mesmo que as telas façam parte disso, talvez no começo. E então, no final, faça algo para atenuar isso, como ler um livro, cantar uma música ou conversar um com o outro. Mas mantenha essa rotina consistente.
Algumas noites serão muito tranquilas e eles estarão na cama na hora de dormir. E algumas noites não. Mas acho importante lembrar que nas noites que não estão indo tão bem, ser o mais consistente possível. Mantenha a rotina, continue lendo o livro e continue vestindo o pijama. Apenas lembre-os de quais são as expectativas e mantenha a rotina o máximo possível.
Fonte: www.howtoaba.com