Feriados que envolvem momentos divertidos como sair com a família e amigos, comemorações, receber guloseimas e visitar lugares da comunidade, além de muitas outras atividades emocionantes. Ao considerar essas coisas, bem como a expectativa de socializar, mudar a rotina diária normal e o potencial de não gerenciar as necessidades básicas, como dormir bem e se alimentar, o feriado de Halloween pode ser um pouco estressante e esmagador para crianças com autismo
Outros fatores que podem tornar o Halloween desagradável para crianças com autismo incluem barulhos altos, novas visões, estimulação sensorial excessiva, fantasias arranhadas, pessoas desconhecidas, não entender a natureza do que está acontecendo.
Ajudar uma criança com autismo a se familiarizar mais com o Halloween e saber o que esperar, bem como adotar algumas estratégias proativas e planejar suas necessidades básicas, suas preferências sensoriais e incorporar alguns de seus interesses pessoais no dia pode tornar o Halloween um evento mais agradável para eles. Também pode torná-lo mais agradável para a família.
Uma maneira de ajudar uma criança a se familiarizar mais com o feriado de Halloween é explicar o dia em que ocorre e mostrar com antecedência em um calendário quando o feriado acontecerá. Dê a eles um amplo aviso sobre o próximo evento e, em seguida, lembre-os ocasionalmente de quanto tempo levará antes que o Halloween aconteça. Isso pode ajudar as crianças a se sentirem mais preparadas e, assim, ficarem menos sobrecarregadas quando o dia ocorrer.
Além disso, os pais podem fazer uma história personalizada para a criança. Você pode fazer isso em qualquer formato que preferir – usando papel e lápis ou completar o projeto digitalmente. Além disso, tente obter fotos realistas e colá-las em formato de livreto.
Nesta história, você pode explicar a relevância do Halloween e como provavelmente será para seu filho, além de incluir possíveis estressores e como seu filho pode lidar com eles. Inclua dicas e estratégias que façam sentido para seu filho sobre como ele pode ter um Halloween divertido e agradável.
Ao ajudar seu filho a ter uma experiência melhor com o Halloween, considere como são suas tradições familiares típicas ou ideais. Quais atividades você normalmente gosta de participar no Halloween e em torno dele? Se você não conseguiu participar de suas atividades ideais, como elas seriam se fosse possível participar delas com seu filho?
Por exemplo, você esculpe abóboras com seus filhos ou vai a festas com eles? Você pode fazer coisas que ajudarão seu filho a se sentir mais confortável com essas atividades. Por exemplo, você pode usar o conceito de emparelhamento, que é o conceito comportamental que tem a ver com a associação das coisas preferidas de seu filho com outro item ou atividade.
Vamos considerar um exemplo. Se os pais quiserem que seus filhos participem da decoração de abóboras, incorpore os estímulos preferidos ou as coisas que eles gostam na atividade. Considere também suas preferências sensoriais.
Se eles acharem desconfortável esculpir e tirar o interior de uma abóbora, isso provavelmente não é uma atividade necessária para eles fazerem. No entanto, para ainda incluí-los na atividade da família, você pode considerar obter adesivos de seu personagem favorito. Para uma criança que adora super-heróis, você pode obter adesivos de super-heróis e fazer com que seu filho os coloque em sua abóbora enquanto seus outros filhos esculpem ou decoram sua abóbora da maneira que preferirem.
Embora muitas crianças ainda consigam se comportar de maneira aceitável, mesmo com uma noite de sono ou um dia comendo alimentos não saudáveis, como doces e balas, as crianças com autismo podem ser mais sensíveis a mudanças nessas áreas. Portanto, pode ser útil garantir que seu filho tenha uma boa noite de sono na noite anterior ao Halloween e tire uma soneca se precisar de uma no dia do Halloween. Também pode ser útil não esperar que eles fiquem acordados até muito tarde após a hora de dormir típica na noite de Halloween. Além disso, certifique-se de cuidar de suas necessidades nutricionais como faria normalmente.
Os pais também podem considerar a implementação de algum tipo de sistema de recompensa para seus filhos no espectro. Isso usa o conceito de reforço positivo para encorajar comportamentos apropriados. Claro, é sua própria decisão como pai o que você gostaria de ver seu filho se envolver no dia do Halloween, bem como durante toda a temporada durante qualquer outra atividade relacionada ao Halloween. Por exemplo, alguns pais gostariam que seus filhos pelo menos fizessem travessuras ou travessuras com a família por um curto período de tempo, enquanto outros pais concordam que seus filhos não participem dessa atividade.
Incorporar um sistema de recompensa por bom comportamento na escola também pode ajudar a incentivar as crianças durante o Halloween e outros feriados. Por exemplo, se seu filho frequenta uma escola e a escola tem uma festa de Halloween, você pode dar a seu filho uma recompensa de um item ou atividade preferida, fazendo com que ele ganhe fichas ou pontos ou apenas dando-lhe a recompensa no final do dia. . Tudo isso depende das necessidades, habilidades e preferências do seu filho. Os pais também podem tentar recompensá-los por frequentar a escola naquele dia, mesmo que seus filhos não participem totalmente das atividades de Halloween ou por não se envolverem em comportamentos perturbadores ou agressivos em relação a outras crianças.
É importante estar ciente das emoções do seu filho no dia do Halloween, bem como nos dias em torno deste feriado. Como existem muitos itens e atividades de Halloween que podem ser um pouco assustadores, é importante considerar o nível de conforto do seu filho com esses tipos de coisas. Você pode conversar com eles sobre isso e deixá-los saber que esses tipos de coisas podem estar presentes na comunidade, como nos quintais das pessoas para decoração, festas na escola e assim por diante. Lembre-os de que é apenas fingimento.
Para crianças que têm habilidades de linguagem receptivas limitadas ou aquelas que não entendem ou não entendem esses tipos de conversas, você pode ajudar a deixá-las mais à vontade com as coisas que podem encontrar durante o Halloween, ajudando-as a identificar uma imagem dos itens ou até mesmo identificar os itens reais fora de contexto. Essa atividade os ajuda a pelo menos ter alguma exposição aos estímulos antes e durante a temporada de Halloween.
Por exemplo, você pode ter um conjunto de flashcards de férias e mostrar a eles algumas coisas que eles encontrarão no Halloween, como um morcego, fantasma, abóbora, pessoas fantasiadas e assim por diante. Isso os ajuda a normalizar as coisas que podem ver no Halloween, que podem não ver em outras épocas do ano.
Se o seu filho não gosta de barulhos altos ou certos, ou se pode ficar desconfortável ou estressado em grupos de pessoas, pode ser uma boa ideia permitir que eles usem fones de ouvido com redução de ruído ou fones de ouvido que toquem música para que ainda possam participe das atividades, mas fique menos sobrecarregado com o barulho ao seu redor. Isso, como sempre, será uma escolha dos pais que depende de você, pois algumas crianças podem usar fones de ouvido ou fones de ouvido que tocam música excessivamente em suas vidas cotidianas.
O uso de fones de ouvido pode não ser benéfico para o desenvolvimento social e de comunicação ou para o relacionamento das crianças com os outros, pois interfere nas habilidades de escuta e comunicação. No entanto, em um dia como o Halloween, pode ser um meio aceitável de lidar com a estimulação excessiva do ruído proveniente do ambiente. Pode ser um ato de equilíbrio de permitir o uso de fones de ouvido e incentivar experiências sociais e de comunicação.
Quando se trata de vestir uma fantasia para o Halloween, não há problema em permitir que seu filho não se vista se é isso que eles preferem. Isso não é nada para se sentir mal como pai. Além disso, permitir que seu filho escolha sua fantasia se quiser se vestir é perfeitamente bom, mesmo que seja tão simples quanto tirar sua camisa favorita da cômoda com um personagem ou colocar um boné de beisebol e se chamar de jogador de bola.
Crianças com transtorno do espectro do autismo podem aproveitar o Halloween tanto quanto qualquer outra pessoa. É importante considerar suas preferências pessoais, experiências sensoriais e necessidades e habilidades individuais ao apoiá-los durante a temporada de Halloween. Não há problema em incentivá-los a participar de algumas atividades, mas certifique-se de considerar também suas necessidades e desejos para o feriado.
O mais importante é estar ao lado do seu filho e se divertir com ele, mesmo que não seja da mesma forma que os outros comemoram o feriado. Esperamos que você e sua família tenham um Halloween seguro e divertido!
Fonte: https://behavioral-innovations.com/