O Centro de Intervenções e Estudos Comportamentais – CIEC vem, por meio desta, manifestar o seu veemente repúdio ao Projeto de Lei do governo de Goiás que retira da sala de aula professores e professoras de apoio da rede pública. Muitos são os estudos que apontam para as dificuldades que os profissionais da área da educação apresentam diante do processo de inclusão, dificuldades e precariedades que serão potencializadas com profissionais que não possuem formação em licenciatura, que desconhecem procedimentos de ensino eficazes na relação com alunos e alunas com deficiência, transtornos do neurodesenvolvimento e/ou aprendizagens.
Os professores e professoras de apoio com a devida preparação e capacitação são fundamentais para o desenvolvimento das pessoas com deficiência, que por ora necessitam de assistência educacional no direcionamento da atenção e concentração devidas na realização das atividades propostas pelo professor e professora regente. Esses profissionais, são mediadores que contribuem decisivamente na comunicação e interação social, juntamente com o professor e professora regente da escola, favorecendo o estabelecimento de metas concretas e objetivas, referenciando o desenvolvimento social e ACADÊMICO do aluno e aluna na escola, possibilitando aos mesmos avançarem qualitativamente a partir de conquistas, dentro de suas especificidades, peculiaridades e possibilidades.
A inclusão só alcançará seus objetivos plenos, se for planejada e organizada levando em consideração as condições específicas de cada aluno e aluna, oportunizando sistematicamente o suporte necessário para que possam se desenvolver a partir do repertório avaliado inicialmente. A adaptação de métodos, de currículo e da necessidade de ensino individualizado são primordiais para que o aluno e aluna tenham pleno desenvolvimento de suas habilidades acadêmicas de leitura, escrita e aritmética, bem como das relações interpessoais.
Dentro dessa perspectiva o PROFESSOR e PROFESSORA de APOIO, SÃO FUNDAMENTAIS para analisar e planejar o ambiente acadêmico, conjuntamente com os professores e professoras regentes, contribuindo e favorecendo o processo de ensino e aprendizagem dos alunos e alunas com deficiência, transtornos do neurodesenvolvimento e/ou aprendizagens. A escola é lócus privilegiado para o ensino do CONTEÚDO ACADÊMICO, sendo assim, para que o aluno e aluna com deficiência tenha uma inclusão fidedigna nesse espaço, para que tenha intencionalmente, ACESSO AOS CONHECIMENTOS ACADÊMICOS.
NÃO existe inclusão escolar, SEM ADAPTAÇÃO CURRICULAR, quando necessária. Nossos alunos e alunas precisam de mediação qualificada!!!
Autora:
Letícia de Padua Borges
Psicopedagoga Clínica
Analista de Comportamento