A terapia de Análise do Comportamento Aplicada (ABA) é o tratamento de intervenção precoce mais eficaz para crianças com autismo. As sessões de terapia ABA podem ocorrer em centros clínicos, em casa ou em uma combinação dos dois.
Não há duas crianças exatamente iguais, e os serviços baseados em centros fornecem variáveis que podem aumentar as oportunidades para facilitar novas habilidades e interações. Muitas dessas variáveis são proporcionadas por ter seu ente querido em um espaço compartilhado com outras pessoas.
Essa não é apenas a nossa opinião! De acordo com um estudo recente publicado pelo Instituto Nacional de Saúde (NIH), crianças com autismo aprendem e dominam habilidades mais rapidamente ao participar do modelo baseado em centro do que no modelo baseado em casa:
“Os supervisores podem estar mais disponíveis e fornecer supervisão direta adicional em ambientes baseados em centros do que em ambientes domésticos. […] Para melhor levar em conta as diferenças individuais, também comparamos o aprendizado dentro do mesmo participante para aqueles que receberam modelos em casa e no centro. Os resultados dessa análise mostraram que, em média, os indivíduos alcançaram 100% mais aprendizado por hora durante os modelos baseados em centros relacionados aos baseados em casa.”
Serviços baseados em centros são aqueles que são fornecidos no local em um dos Centros de Tratamento da Behavioral Innovation, em vez de em casa, escola ou comunidade. Escolhemos, como organização, empregar um modelo baseado em centros em função de suas muitas vantagens.
O modelo baseado em centro de Inovação Comportamental foi projetado para promover o crescimento das habilidades de seu filho em muitas facetas do desenvolvimento, incluindo interação social, aquisição de habilidades, habilidades lúdicas, comunicação e habilidades adaptativas. Nossas instalações de última geração oferecem um ambiente divertido e acolhedor, onde o aprendizado e a interação social ocorrem com mais naturalidade.
A grande maioria das famílias que participam da intervenção precoce deseja que seus filhos eventualmente façam a transição para um ambiente convencional; especialmente uma escola. Um cronograma de terapia que é principalmente baseado em casa não atinge esse objetivo tão rapidamente. Eis por que a terapia baseada em centro oferece uma terapia de maior qualidade:
O relatório do NIH observou que o modelo baseado em centros também ajuda as crianças a se adaptarem mais facilmente a novas pessoas e novas situações.
Por fim, a presença de outros indivíduos com TEA e praticantes desconhecidos pode permitir mais oportunidades de socialização e generalização de habilidades . Apresentam-se alguns aspectos do tratamento que podem diferir em função da localização e podem, em última análise, influenciar o progresso da criança.
O modelo baseado em centro oferece ao seu filho uma experiência de terapia mais consistente. Para crianças com autismo, expectativas/ambiente de rotina e consistentes são cruciais para seu sucesso. Embora algumas famílias prefiram fortemente a terapia domiciliar, o estudo do NIH descobriu que pode não ser a melhor opção para crianças ou suas famílias:
Uma vez que o argumento para favorecer as sessões domiciliares sobre as sessões no centro é a ideia de que os pais ou cuidadores são mais propensos a participar das sessões de tratamento se as sessões estiverem localizadas em sua casa. No entanto, a ideia de que a simples proximidade do tratamento melhorará a participação dos pais é semelhante à estratégia fracassada que Stokes e Baer (1977) observaram como “treinar e esperar”. Em contraste, as sessões baseadas em centros podem fornecer mais estrutura e um ambiente mais intencional para os pais e cuidadores serem treinados. Os serviços baseados em centros podem permitir maior controle sobre o ambiente e, portanto, resultar em uma diminuição de potenciais distratores, o que pode facilitar o aumento das taxas de aprendizado.
Uma combinação de terapia baseada em centro, treinamento dos pais e lição de casa incentiva seu filho a generalizar as habilidades que ele aprende com o terapeuta. Uma habilidade não é realmente uma habilidade se a criança só puder realizá-la dentro de uma sessão de terapia.
O objetivo de nenhum pai é manter seu filho dentro da casa da família para sempre. Quando é hora de fazer a transição para uma escola ou mesmo um ambiente de trabalho, as crianças precisam saber o que esperar e o que os outros esperam delas como parte de seu comportamento e interações sociais.
“Ao escolher o tipo de terapia para seu filho, pergunte-se: “Qual é o objetivo? Que futuro eu imagino para meu filho? Esse é o roteiro de terapia que ajudamos você a criar. No BI, o pai é o responsável. Estamos aqui para ajudá-lo a tomar as melhores decisões para seu filho.”
– Regine Booth, M.Ed., BCBA, LBA
BI Diretora do McKinney Center
Se você quiser saber mais sobre a terapia ABA baseada em centro, você pode fazer um tour por uma de nossas instalações. Temos centros ABA em todo Texas e Oklahoma.
Fonte/ Créditos: Behavioral-innovations.com